Receitas

Lauren Hynde

Hitched
Estou a ficar cansada de comer sempre as mesmas coisas nestes almoços de domingo. Apetece-me um pouco de variedade e exotismo. Vamos partilhar algumas receitas?

Eu começo com o prato típico cá do sítio. :D

Francesinha

Ingredientes:
- cebola às rodelas
- vinho branco
- cerveja, brandy, vinho do porto (à escolha, a gosto, ou tudo ao molho e fé em Deus. :D)
- fêveras
- polpa de tomate
- caldo de carne
- pimenta
- piripiri
- folha de louro
- sal
- azeite
- salsicha
- linguiça
- chouriço de carne
- pão de forma
- fiambre fatiado
- queijo fatiado

Preparação:
Deita-se num tacho o azeite e a cebola às rodelas e deixa-se alourar. Junta-se as fêveras temperadas com sal e deixa-se alourar de ambos os lados. Depois, junta-se um copo de vinho branco, água, pimenta, polpa de tomate, um caldo de carne, uma folha de louro, piripiri e sal. O melhor é irem provando para ver se está a gosto - mas isto é bom é se for picante.

Depois de tudo bem refogado, acrescenta-se as salsichas partidas ao meio, o chouriço e a linguiça também partidos ao meio, e deixa-se que coza tudo um pouco mais.

Num prato bem fundo, põe-se uma fatia de pão de forma, e por cima vai-se acrescentando em camadas a fêvera, salsicha, chouriço, linguiça, fiambre, a outra fatia de pão de forma, e depois usa-se o queijo fatiado para embrulhar isto tudo. Leva-se ao forno só para derreter o queijo.

Ao molho onde se estufaram as fêveras e o resto das carnes, acrescenta-se cerveja, brandy ou vinho do porto, ou tudo que ainda fica melhor, um pouco mais de piripiri, deixa-se ferver até engrossar.

Retira-se as francesinhas do forno e rega-se - que é como quem diz afoga-se - com este molho. Não tenham medo de exagerar na quantidade de molho, é bom é mesmo assim com muito molho. E se calhar é melhor coar o molho, que é para não irem parar folhas de louro à francesinha.

cliquem aqui para uma imagem de uma francesinha

Só para contrariar

Caldeirada á pescador

Ingredientes
- 4 postas de safio (atenção que tem muita espinha)
- 4 postas de raia
- 4 postas de tamboril
- 4 posta de solha
- cerca de 1,5kg de batata
- 4 tomates bem maduros, grandes
- 1 pimento (verde ou vermelho)
- 4 cebolas médias
- 5 dentes de alho
- azeite q.b
- sal
- salsa q.b
- 5 folhas de louro
- 5 malaguetas (secas)
- 1 copo de vinho branco

Preparação

Pincela-se uma panela alta (a de 4 ou 5 litros deve chegar) com azeite e corta-se para o fundo uma camada de cebola em rodelas, cobrindo com tomate igualmente fatiado e um dente de alho. Acrescenta-se uma folha de louro e as malaguetas, ás quais se deu um golpe. Cobre-se com peixe, fatia-se batatas em rodelas grossas para cima do peixe e acrescenta-se um raminho de salsa e algumas lascas de pimento.

Repete-se este procedimento até acabar os ingredientes, tendo atenção que a última camada a entrar na panela deve ser batata.

Com o tacho já cheio, mistura-se num recipiente o vinho, igual volume de água e um fio de azeite e verte-se sobre o tacho, deixando a assentar por uns 5 minutos para que o líquido escorra até ao fundo do tacho.

Vai ao lume no mínimo e nunca se mexe. A panela deve ser agita em movimentos circulares lentos para evitar que a comida da se pegue. Deve deixar-se ao lume até que a batata coza e o peixe fique macio.

No fim da cozedura, podem cortar-se fatias de pão para dentro do tacho e deixar repousar tudo durante uns 10minutos, para o pão absorver algum do molho, fazendo umas "sopinhas de pão" suculentas.

Na altura de servir, na mesa devem estar pratos de sopa, uma colher e o habitual conjunto de faca e garfo para cada pessoa.

Acompanha com um vinho tinto "travado" no frio por 20 minutos.

Qyron said:
- 4 postas de tamboril
- 1 copo de vinho branco
Certa vez estava a fazer uma caldeirada de tamboril e, acidentalmente, acrescentei 7-Up em vez do vinho branco. Aquilo começou logo a espumar por todo o lado, mas olha, o mal já estava feito. O resultado final até não foi mau. O tamboril ficou muito macio e docinho! :D

Então experimenta fazer a caldeirada trocando o vinho por champanhe.

Fica qualquer coisa de muito bom.

Costela de Novilho no Forno

Ingredientes

- 4 costelas de novilho, ainda agarradas ao osso, numa peça completa
(a uma média de 800g de carne por costela, o pedaço deverá ter sensivelmente 3,2Kg, mais que suficiente para 6 ou 8 adultos)
- 2 cebola médias
- 2 tomates bem maduros
- 3 dentes de alho
- 1 malagueta (fresca)
- 3 folhas de louro
- 100g de margarina
- azeite q.b
- 1 copo de vinho tinto
- salsa, tomilho e noz moscada a gosto
- pimentão (é uma pasta feita de pimento maduro salgado e triturado, tipicamente ribatejana)

Preparação

Corta-se para uma tigela ou almofariz largo a margarina em cubinhos, junta-se um pouco de salsa picada, algum tomilho, a malagueta também picada e uma raspinha de noz moscada, juntamente com o pimentão e os dentes de alho. Tritura-se tudo até se obter uma pasta mais ou menos homogénea.

Golpeia-se a carne com uma faca (golpes de mais ou menos 3cm de profundidade) e introduz-se alguma da pasta em cada golpe.

Num tabuleiro de inox ou pirex, corta-se a cebola e o tomate (espremem-se ligeiramente para tirar as sementes) em rodelas e rega-se com azeite.

Deixa-se aquecer o forno 10 minutos e põe-se a carne lá dentro. A carne deverá ser picada com uma faca fina e comprida para o sangue ir escorrendo e fazer molho, mas como deverá sempre escassear, acrescenta-se ao longo da preparação o vinho e água, para que não seque.

O resultado final deverá ser um assado tostado por fora e suculento por dentro. Eventualmente, a carne poderá ficar ligeiramente crua no lado da costela. Se acontecer, e ninguém gostar da carne assim, depois da carne desossada podem levar-se as costelas ao forno novamente para acabar de assar. A carne não deve ser desossada antes de assar porque o osso larga o suco do tutano e evita que a carne resseque em demasia.

Serve-se com umas batatinhas cozidas e uns brócolos ao vapor ou um arroz branco com espinafres.

A acompanhar, um vinho tinto encorpado, espirituoso.

A todos os homens que pensam que só por cozinhar lhes caiem as calças:

Facto nº 1: os maiores cozinheiros internacionais são homens
Facto nº 2: a grande maioria das mulheres reconhece que os homens têm mais paciência para cozinhar
Facto nº 3: homem que cozinha faz uma afirmação de independência
Facto nº 4: cozinhar para a mulher garante pontos extras à partida, nem que seja por mérito ao esforço
Facto nº 5: mexer em facas e pensar no patrão é sempre terapêutico

Tenho a certeza que há mais, mas agora não me ocorrem á cabeça.

Por isso digo: cozinhem. Cozinhem.

Eu, para mim, cuzinho.

E que tal...

Arroz de Pato

Ingredientes:
- pato
- arroz
- presunto
- chouriço de carne
- salsa
- folha de louro
- cenoura
- limão
- sal
- pimenta

Preparação:
Leva-se o pato ao lume em bastante água, temperado com sal e pimenta, juntamente com o presunto, o chouriço, a salsa e uma folha de louro. Vai-se retirando a espuma que se forma no início da cozedura. Quando as carnes estiverem bem cozidas, tira-se tudo cá para fora e deixa-se arrefecer o caldo. Nesta altura, também prefiro retirar com uma colher a maior parte da gordura que se formou à superfície do caldo e coar o que sobra.

Deita-se esse caldo coado numa panela e, quando ferver, junta-se o arroz (metade do volume do caldo), uma cenoura, o sumo do limão, e os temperos conforme seja necessário ao vosso gosto.

Quando o arroz estiver a abrir, muda-se para um alguidar achatado de barro, dispondo o arroz e os pedaços de pato esfiapado em camadas sucessivas, com o presunto, o chouriço cortado às rodelas, e a cenoura cortada longitudinalmente, por cima, a decorar. Leva-se ao forno bem quente para acabar de cozer o arroz e alourar.

E depois come-se. :catroar:

Last edited:
Obrigado.

Também conheço essa erva aromática mas a última vez que andei à procura faziam-me a habitual pergunta estúpida:

- Olhe, não se está a referir ao manjerico?

Ou uma outra qualquer variante desta.

Cheguei a um ponto que me apetecia partir um vaso de manjericos na cabeça da próxima alimária que me fizesse a mesmíssima pergunta.

Hoje acrescento aqui mais uma receita.

Para variar, vegetariana.

Feijão estufado

Ingredientes:
- 800g (1 lata grande de feijão pré-cozido) encarnado ou branco
- 1 cebola média
- 3 tomates bem maduros
- 1 pimento amarelo
- 2 molhos de espinafres
- 2 dentes de alho
- 5 cenouras médias
- um pouco de abóbora
- tomilho, sal, hortelã e azeite q.b
- 1 copo de vinho

Opcional: 1 ovo por pessoa

Preparação:
Arranja-se os legumes. Num tacho, corta-se a cebola em rodelas e o alho, rega-se com um fio de azeite e põe-se ao lume, no mínimo. Enquanto a cebola doura, corta-se 2 tomates em rodelas, e mistura-se no refogado. O pimento entra agora, em fatias. Segue-se o vinho, lentamente, para ir evaporando e fazer creme. Junta-se sal e tempera-se de tomilho.
Junta-se as cenouras, cortadas longitudinalmente, em palitos irregulares e deixa-se que amoleçam um pouco no creme. Se ameaça secar, adiciona-se água, mas pouca; pretende-se manter o molho cremoso.
Quando a cenoura já estiver macia junta-se o feijão, sem o lavar do líquido de pré-cozedura, mexe-se para misturar tudo, põe-se um ramo de hortelã e rectifica-se o sal. Acrescentam-se agora os espinafres para que só cozam sem desfazer nem amolecer excessivamente.
Deixa-se que assente e corta-se para cima do feijão o outro tomate em rodelas grossas e a abóbora em cubos. Tapa-se e deixa-se estufar até a abóbora estar cozida.
A querer-se, pode juntar-se um ovo por pessoa, que irá escalfar no molho.

À mesa, um vinho branco suave, bem fresco, ou sumo de frutas.

Come-se em prato de sopa e com pão, broa, preferencialmente.

Last edited:
Como vou passar este fim de semana a fazer amor com a mulher que amo, deixo aqui uma receita mais picante.

É rápida de fazer, ligeira, e é o indicado para dar vontade de continuar noite adentro a fazer inveja aos vizinhos.

Massa picante

Ingredientes
- esparguete
- azeite
- alho
- vinho branco
- malaguetas
- salsa picada fresca e orégãos
- sal

Preparação:
Coze-se o esparguete em água e sal. A quem gostar, ponha um fio de azeite na água.
Enquanto o esparguete coze, corta-se o alho em rodelas finas e as malaguetas de igual modo e reserva-se.
Quando o esparguete está no fim da cozedura, pincela-se uma frigideira com azeite e atira-se o alho e a malagueta lá para dentro. O lume deve estar no mínimo e nunca se deixa de mexer. Vai-se borrifando com vinho para não pegar.
Assim que a massa cozer, usa-se uma colher de esparguete e escorrendo o excesso de água, atira-se para dentro da frigideira. Quando a massa estiver toda na frigideira, polvilha-se com orégãos.
Mexe-se sempre o esparguete para o misturar bem com o alho e a malagueta e evitar que pegue, borrifando ocasionalmente com vinho para evitar que pegue e torre, que lhe dará mau sabor.

Quando a massa tiver um brilho dourado está pronta. Retira-se para os pratos e polvilha-se com salsa picada fresca.

E que tal uma sobremesa para depois da massa?

Tiramisú

Ingredientes:
- 175g de palitos de la reine
- 150ml de café
- brandy
- 3 ovos
- 250g de queijo mascorpone
- 125g de queijo ricotta
- 125g de iogurte magro
- 125g de açúcar
- essência de baunilha
- chocolate em pó

Preparação:
Mistura-se o café com um cálice de brandy, e mergulha-se os palitos de la reine na mistura sem os deixar ensopar demais, e depois usam-se para forrar o fundo de um recipiente largo de vidro.

À parte, misturam-se os queijos e o iogurte até se obter um creme suave. Junta-se o açúcar e uma colher de chá de essência de baunilha, e depois 3 claras de ovo previamente batidas em castelo.

Cobre-se a primeira camada de palitos que está a forrar o fundo do tal recipiente de vidro com metade desta mistura. Preparam-se mais palitos da mesma forma que os primeiros e faz-se uma segunda camada de palitos, cobrindo-a com o que resta da mistura de queijos.

Por último, cobre-se tudo com o chocolate em pó - duas colheres de sopa devem chegar - e leva-se ao frigorífico até ser hora de servir.

Se fores tão boa a cozinhar como a "postar" receitas eu caso contigo :D (limpar a casa e lavar a roupa incluída claro ;) )

:cool:

É tentador, mas acho ter de te aturar em troca de me limpares a casa e lavares a roupa... OK, pronto, não é nada tentador.

E tu, gisella, não partilhas nenhuma receita secreta? :D

Lombinhos de Porco com Cogumelos e Castanhas

Ingredientes:
- 2 lombinhos de porco
- 250g de cogumelos (míscaros)
- 250g de castanhas cozidas
- 1 chalota (espécie de cebolinha)
- 2dl de vinho branco
- 1 dente de alho
- manteiga
- sal
- pimenta

Preparação:
Derrete-se, numa caçarola, 40g de manteiga, e salteia-se nela os lombinhos de porco durante 5 minutos. Depois, acrescenta-se a chalota e o alho picados, e tempera-se com sal e pimenta a gosto, e ainda o vinho branco. Deixa-se cozer meia-hora em lume brando.

Entretanto, arranjam-se os cogumelos e salteiam-se-os em manteiga, uns 10 minutos. Juntam-se à carne na caçarola ao fim da tal meia-hora, juntamente com as castanhas, e deixa-se cozer mais 10 minutos.

Et voilá.

Lauren Hynde said:
É tentador, mas acho ter de te aturar em troca de me limpares a casa e lavares a roupa... OK, pronto, não é nada tentador.
TU fazes essas coisas para "moi"... TU nao eu... Capiche?

Good...

:cool:

salata de vinete.

digo en ingles porque nao posso dizer em portugues:

precisa:
a few big aubergines
eggs
olive oil
salt, pepper, various spices and herbs, maybe lemon juice

put the aubergines onto the flame on a gas stove - they have to be right on the flame, or only a bit above. burn them from all sides.

get off the burned outsides (careful, it's hot, easiest done under cold water) and put the insides on a slightly inclined piece of wood so the liquid drains out. then cut it small with a wooden knife or the back of a wooden spoon (no metal should touch it) until it is a thick mass.

mix egg yolk with oil and salt to make mayonese.

put the aubergine stuff and the mayonese into a bowl, mix it. maybe add more oil. add spices, let it all become cold.

serve on bread with tomatos and feta-type cheese.

Quando ontem procurei o significado fiquei surpreso, porque estou habituado a chamar-lhes egg-plant.

Eu faço-lhes outra coisa.

Aqui vai mais uma receita vegetariana.

Beringela frita

Ingredientes
- 2 beringelas grandes, firmes
- vinagre ou sumo de limão
- sal
- óleo (p/ fritar)
- farinha de trigo
- 2 ovos
- salsa

Confecção

Lava-se as beringelas em agua corrente, corta-se o pé e fatia-se a beringela em rodelas com aproximadamente 5mm de espessura. Reserva-se, borrifando com sal e um pouco de vinagre ou sumo de limão para que não escureçam.

Põe-se o óleo a aquecer.

Batem-se os ovos (inteiros) numa tigela ou prato fundo com uma pedra de sal e mistura-se salsa picada muito finamente. Num prato igual põe-se farinha.

Sacode-se o excesso de sal de cada fatia e passa-se por farinha, ovo e novamente farinha, pondo a fritar de imediato.

Depois de frita, o resultado final deverá ser uma espécie de "croquete" dourado, com uma capa estaladiça e a fatia de beringela macia por dentro.

Podem comer-se frias (como aperitivo) ou quentes, acompanhando arroz de tomate. Sabem como fazê-lo, certo? Ou querem a receita também?

(^^)

Back