Poliamor

Qyron

Maniac
Joined
Aug 16, 2006
Posts
3,776
Alguém aqui (para além de mim) tem por costume ouvir a Prova Oral, do Fernando Alvim, na Antena 3?

Ok, admito, o homem ficou conhecido depois de, em pleno directo, numa rua do Bairro Alto (se não me engano) se dirige a um jovem e pergunta alto e bom som: Desculpe, o senhor está alcolizado? (na SIC Radical). Mas descontando a personalidade sui generis o homem é bom profissional.

Ontem, o tema do programa era Poliamor.

extrato da Wikipédia

é a tradução livre para a língua portuguesa da palavra inglesa Polyamory, que descreve relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade.
Por outras palavras o poliamor, como opção ou modo de vida, defende a possibilidade prática e sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com várias/os parceiras/os simultaneamente.

Existem várias maneiras de o pôr em prática, consoante as preferências dos interessados, e necessariamente deve envolver o consentimento e a confiança mútua de todas as partes envolvidas. Alguns praticantes do poliamor são adeptos do swing.


Ora eu estive a ouvir atentamente o programa (e repeti a dose hoje de manhã) e não pude deixar de ficar a ruminar nisto.

E vocês já consideraram/conheciam este modelo/estilo/filosofia de vida?
 
Tu andas é a ver se arranjas uma forma de auto-justificar uma facadinha! :nana:
 
Pelo contrário.

Ouvi 2 vezes o programa para me certificar daquilo que era explicitado e a conclusão final é que não me revejo nos valores enunciados.

Sou monogâmico e orgulhoso disso. E na minha pessoa encaro uma falta de carácter ceder a uma tentação por valores que já mencionei noutro thread, a propósito da fidelidade.
 
Eu tive um comandante que sofria, segundo ele, de infidelidade crónica.
Contou-nos que a certa altura andava tão preocupado com o assunto que foi consultar uma psicóloga.
A resposta técnica que a dita senhora doutora lhe deu foi que, até hoje, nunca ninguém provou científicamente que a espécie humana seja monogâmica, antes pelo contrário.

(Claro que a dr.ª também marchou...)
 
Back
Top