Ditados Populares

seilah

Logo se vê...
Todos temos mães, avós e tias, assim como os respectivos, que nos estão sempre a citar ditados populares.
É também uma parte da nossa cultura colectiva.

Assim, e por causa da conversa com a Lauren sobre as horas de sono, lembrei-me de um ditado que costumava ouvir ao meu avô:

Não é aquele que toda a gente conhece "Deitar cede e cedo erguer, dá saúde e faz crescer".

Mas sim:
Quatro horas dorme um Santo, cinco, quem o não é tanto, seis um estudante, sete um caminhante, oito um porco e daí por diante quem está morto.

Last edited:
:D Eu tenho uma péssima memória para este tipo de coisas (ou por outra, ainda estou na fase em que os provérbios ditos pelas minhas avós me entram por um ouvido e saem por outro), mas realmente há pérolas que vale a pena preservar. Quando me lembrar de algum ou ouvir o próximo, virei cá partilhá-lo.

Cá te esperamos.

Entretanto, mais um:
"Candeia que vai à frente alumia duas vezes."

Será por isso Fatbird? Que gostamos de ir sempre à frente?

Desculpa!
Há bocado andei à procura e não encontrei o teu thread dos provérbios.

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer! (será?)

seilah said:
Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer! (será?)
Há uns dias falaram disso na televisão, e uma médica garantia que não, que isso está a dar cabo das crianças. A parte do deitar cedo, é boa, mas cedo erguer só traz problemas. Os putos precisam de dormir.

Qyron said:
Pássaro madrugador apanha as primeiras minhocas.
Isso não é português. É uma tradução literal de um ditado inglês. Não funciona. Por cá, a verdade é que

O primeiro milho é para os pardais.

Ó pá! A minha avó sabe Inglês e anda a enganar-me estes anos todos.

Bolas! Não se faz. Estou deveras agastado.

Só posso afirmar: Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo

Este é dedicado aos nossos "expatriados":

A distância está para o amor, tal como o vento está para o fogo:
Apaga os pequenos e acende os grandes.

Back