As Novas Sete Maravilhas do Mundo

Lauren Hynde

Hitched
No dia 7 de Julho de 2007, será anunciado em Lisboa o resultado da votação para a escolha das novas sete maravilhas do mundo.

Das originais, se bem se recordam, apenas uma sobrevive: as Pirâmides de Gizé. Quanto às outras - Jardins Suspensos da Babilónia, Templo de Ártemis, Estátua de Zeus, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes, e Farol de Alexandria - foram todas destruídas ou por terramotos ou pelo fogo.

Mas adiante. A New 7 Wonders Foundation, com sede no Museu Le Corbusier em Zurique, está agora a aceitar votos para a escolha de mais sete. A escolha já foi reduzida a 21 finalistas:

- Acrópole de Atenas (450 – 330 a.C.) Atenas, Grécia
- Alhambra (séc. XII) Granada, Espanha
- Angkor (séc. XII) Camboja
- Pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) Península de Yucatan, México
- Cristo Redentor (1931) Rio de Janeiro, Brasil
- Coliseu de Roma (70 – 82 d.C.) Roma, Itália
- Estátuas da Ilha de Páscoa (séc. X - XVI) Ilha de Páscoa, Chile
- Torre Eiffel (1887 - 89) Paris, França
- A Grande Muralha da China (220 B.C and 1368 - 1644 A.D.) China
- Basílica de Santa Sofia (532 – 537 d.C.) Istambul, Turquia
- Templo de Kiyomizu (749 – 1855) Quioto, Japão
- Kremlin e Praça Vermelha (1156 - 1850) Moscovo, Rússia
- Machu Picchu (1460 - 1470) Machu Picchu, Peru
- Castelo de Neuschwanstein (1869 -1884) Schwangau, Alemanha
- Petra (9 a.C. - 40 d.C.) Petra, Jordânia
- Pirâmides de Gizé (2600 - 2500 a.C.), Egipto
- Estátua da Liberdade (1886) Nova Iorque, E.U.A.
- Stonehenge (3000 a.C. - 1600 a.C.) Amesbury, Reino Unido
- Ópera de Sidney (1954 - 73) Sidney, Austrália
- Taj Mahal (1630 d.C.) Agra, Índia
- Tombouctou (séc. XII) Mali

Podemos votar em www.new7wonders.com durante os próximos 251 dias.

Quais seriam/serão as vossas escolhas?

- Estátua da Liberdade (1886) Nova Iorque, E.U.A.

Estas eram as minhas escolhas, se bem k a minha preferida e a da ilha da Pascoa, visto ate hj ninguem saber como e k akelas estatuas la foram colocadas... :cool:

Reduzir as 21 nomeações a sete, para mim, não foi tão fácil como poderia parecer à primeira vista! Foi um processo complicado. Em primeiro lugar, há umas poucas que, por direito histórico, acho que têm de estar lá independentemente de tudo o mais:

Isto deixa só 3 por escolher, dum universo de 17. Fazendo desta vez a coisa ao contrário, começo por eliminar o Alhambra (porque me parece muito sectário e não uma maravilha universal), a Pirâmide de Chichén Itzá (porque já tenho pirâmides na lista), o Cristo Redentor (porque me parece uma grande obra de engenharia do betão, mas daí a maravilha do mundo vai um bocadinho), o Templo de Kiyomizu e o Castelo de Neuschwanstein (pelas mesmas razões do Alhambra), a Estátua de Liberdade (pelas mesmas razões do Cristo Redentor mas em ferro), Stonehenge (porque já lá estive e não me senti particularmente maravilhada, e parece que é notícia mais pelo mistério do que pela coisa em si - carregar pedra por carregar pedra, prefiro a Ilha da Páscoa), a Ópera de Sidney (apesar de adorar, mas é demasiado recente e não é mais maravilhosa ou influente na arquitectura moderna do que pelo menos outros dez edifícios que me vêm à memória assim de repente), e Tombouctou (porque a maravilha que talvez tenha sido, já não é nem volta a ser, é um mito - para isso incluía a Atlântida). Isto reduz a escolha a apenas 8. Acho que ter Machu Picchu e Petra na lista é demais, apesar de eu gostar muito de ambas, por isso também elimino Machu Picchu, com muita pena. A Torre Eiffel também me parece estar a mais. É um símbolo da arquitectura do ferro, mas será assim tão mais maravilhosa do que a Ponte Dª Maria II? E ficam 6. Vou acabar por eliminar também as Estátuas da Ilha de Páscoa, por força dos que ficam na lista, e entre o Kremlin e a Basílica de Santa Sofia, elimino e Kremlin. Ficam 4 de onde escolher 3. Tortura. E afinal Santa Sofia também tem de ir. Não consigo abrir mão de nenhum dos outros.

As minhas escolhas são:

- Angkor (séc. XII) Camboja
- Grande Muralha da China (220 B.C and 1368 - 1644 A.D.) China

Já votei, mas não me recordo com exactidão em quê.

Mas eis a minha selecção actual:

- a Acrópole
- o Coliseu
- as Estátuas da Ilha da Páscoa (gostava de saber como diabo foram ali parar aqueles matacões)
- Stonehendge
- Templo de Kiyomizu
- A Grande Muralha da China
- Petra

A Estátua de Zeus era a que era feita em ouro e marfim, não era? Era uma vítima óbvia para a destruição.

Agora não me lembro como se chamam, mas acho que deviam aqui estar incluídas na lista umas estátuas em bronze, do período helénico, que todos os artistas e críticos mundiais afirmam serem as mais perfeitas estátuas humanas algumas vez feitas.

É opinião consensual que o nível de detalhe e perfeição que exibem é impossível de alcançar actualmente. Não faz muito tempo que foi exibido na 2: um programa dedicado a estas estátuas e elas foram mostradas com muito detalhe. A "pele" chega a ter grão, o que é assustador, considerando que são feitas em metal.

conheco:
- Alhambra (séc. XII) Granada, Espanha
- Basílica de Santa Sofia (532 – 537 d.C.) Istambul, Turquia
- Ópera de Sidney (1954 - 73) Sidney, Austrália

votaria com
- Stonehenge (3000 a.C. - 1600 a.C.) Amesbury, Reino Unido
e pode ser tambem machu picchu ou hagya sofia, mas nao me parecem tao unicas

os outros ou nao sei muito bem o que e (por exemplo, sei muito pouco de petra ou tombouctou) ou acho que e bonito mas normal. por exemplo, nao sei porque a torre de eifel ou sydney opera house devem ser maravilhas. sao bonitos e interesantes para ver, mas para mim nao parecem coisas de milagro. acho que isso e o que querem as agencias de tourismo...

Acho que já no tempo do Antipater de Sidon, no século 2 a.C., a ideia da lista das sete maravilhas era ajudar o turismo. :D

• Acrópole
  • Angkor
  • A Grande Muralha da China
  • Basílica de Santa Sofia
  • Templo de Kiyomizu
  • Machu Picchu
  • Petra

A Acrópole e provavelmente a Grande Muralha são decepções ao vivo por causa dos turistas e da saturação, mas os outros cinco há muito que fazem parte da minha lista de lugares a visitar um dia.

Aqui os resultados já foram bem mais pacíficos e esperados, excepto uma que até os brasileiros deve ter apanhado de surpresa. :D

- Pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) Península de Yucatan, México
- Cristo Redentor (1931) Rio de Janeiro, Brasil

Gostava que Angkor tivesse ficado. Fazia falta à humanidade uma perspectiva de recuperação e defesa de uma das minhas maravilhas eleitas. claro que o Cristo redentor ser considerado uma das 7 maravilhas do mundo é, no mínimo, jocoso.

É o maior país católico do mundo. De certeza que se auto-elegeram com aquele matacão. Embora pessoalmente, ue preferisse ver aquele coiso usado como alvo balístico.

Os mohai da Ilha da Páscoa seria uma eleição mais justa.

Como podem adivinhar pelas minhas escolhas, acho que no lugar do Cristo Redentor devia estar a Acrópole.

Tinha votado numa pirâmide e foi escolhida outra, o que não me chateia nada, sobretudo tendo em conta que as de Gizé foram retiradas do concurso; e preferia que Angkor lá estivesse também, mas fico feliz com a presença tanto de Petra como de Machu Picchu. De qualquer forma, continuo a achar que a Acrópole fazia lá falta.

Se não me engano, Angkor foi retirado do concurso para evitar o turismo selvagem (na má acepção).

E a propósito de turismo selvagem. parece que hoje o Público traz uma reportagem sobre o turismo estúpido, destrutivo.

Não sabia que algumas das maravilhas tinham sido retiradas...

Foi o que ouvi na Antena 3.

Algumas maravilhas foram retiradas por fins preservacionistas.

seilah said:
Não sabia que algumas das maravilhas tinham sido retiradas...
Sei que as pirâmides de Gizé foram consideradas maravilha honorária e retiradas da votação, porque já faziam parte das sete maravilhas da antiguidade. Que outras tenhas sido retiradas e porque, não sei de nada, só ouvi isso do Qyron.

Já há faz bastante tempo o advento da internet.

Dizes que tens bastante jeito para pesquisas, corrobora ou desmente o que afirmei, que em ambos os casos será edificante.

Julgo que não me atraiçoam os vacábulos quando afirmo positivamente que desde há algum a esta parte foi criada, mui honesta e sabiamente, uma forma de comunicar que os sábios apelidam de Internet.

uma salva de palmas para a frase mais ridiculamente longa para uma resposta simples!

Tal como eu desconfiava, o Qyron é um aldrabão. O único dos candidatos a ser retirado foram as pirâmides de Gizé, ficando a escolha reduzida aos outros 20:

After careful consideration, the New7Wonders Foundation designates the Pyramids of Giza—the only remaining of the 7 Ancient Wonders of the World—as an Honorary New7Wonders Candidate.

Therefore, you cannot vote for the Pyramids of Giza as part of the New7Wonders campaign.

This decision has also taken into account the views of the Supreme Council of Antiquities of Egypt and the Egyptian Ministry of Culture. The Pyramids are a shared world culture and heritage site and deserve their special status as the only Honorary Candidate of the New7Wonders of the World campaign.

The 7 New Wonders of the World will now be chosen by the people across the globe from the 20 active New7Wonders candidates.​

No Cambodja, aliás, houve muito boa gente a insurgir-se contra o facto de não terem ganho, pois Angkor Wat "clearly dwarfs many of the current selections in size, splendor and architectural sophistication."

Mais alguém reparou que as novas maravilhas são as dos países mais populosos? É compreensível se a escolha é feita por voto telefónico.

(sim, sei que a Itália não é um país muito populoso comparado com os outros e que o Coliseu lá está, mas acho que andaram a distribuir telemóveis por países africanos com o número da votação pré-programado)

Back