Sites Interessantes

Lauren Hynde

Hitched
Joined
Apr 11, 2002
Posts
21,061
Em português, claro. :)

Foi esta terça-feira apresentado, no Porto, o projecto "Anamnese" (significa "recordação do que se finge esquecido"). É uma base de dados online com (para já) 318 artistas plásticos portugueses e alguns dos trabalhos que expuseram entre 1993 e 2003. Além da cronologia de eventos, contém uma série de textos de autores internacionais sobre as obras dos artistas, fotografias de exposições, reproduções de catálogos, de convites, e de textos publicados na imprensa. Em www.anamnese.com.
 
Para quem não sabe, Portugal tem duas línguas oficiais. O mirandês é uma língua românica, asturo-leonesa, falada por cerca de quinze mil pessoas, nas aldeias do concelho de Miranda do Douro e de três aldeias do concelho de Vimioso. Podem saber mais sobre a Lhéngua i Cultura Mirandesa no site www.mirandes.net (mirandés na net). Mas o site de que queria falar é outro. Está disponível, totalmente gratuito, o primeiro curso online de mirandês. Funciona num fórum semelhante ao nosso, e já conta com cerca de cem alunos. Brevemente incluirá também ficheiros .mp3 de vocábulos e pequenos textos para ajudar a pronúncia. Em www.sendim.net.
 
Aqui está um site que não é em português, mas que não posso deixar de recomendar: "Disquiet: Pessoa's Trunk". Como é fácil perceber, é um site sobre o Fernando Pessoa e os seus heterónimos, e uma ferramenta indispensável quando tentamos partilhar um (ou cinco) dos nossos maiores poetas com algum amigo anglófono. Uma das minhas partes favoritas é sobre o poema Autopsicografia. Neste site, podemos encontrar não uma, mas quinze traduções completamente diferentes para inglês do poema. Em www.disquiet.com.
 
Eis um site não só interessante mas muito útil. É um serviço gratuito disponibilizado no jornal O Público, e chama-se Dúvidas Linguísticas. Trata-se, essencialmente, de um consultório onde três linguistas da Priberam respondem a dúvidas sobre a língua portuguesa, de ambos os lados do Atlântico, colocadas por leitores. São dúvidas acerca de ortografia, fonética, prefixações e sufixações, flexões verbais, definições, etimologia, lexicografia, etc. Inclui um motor de busca que facilita muito quando andamos à procura de qualquer coisa específica que já tenha sido respondida. Em www.publico.clix.pt/linguistica.
 
E por falar nisso, a Mozilla e o Priberam lançaram muito recentemente a versão em português de Portugal do Firefox 2.0, que inclui verificador e corrector ortográfico incorporado (está a funcionar agora mesmo nesta caixa de texto enquanto escrevo este post), e motor de busca ligado directamente ao dicionário de língua portuguesa on-line Priberam. Altamente recomendado.
 
Vá lá, confessa...

A Mozzilla paga-te ao fim do mês a publicidade, não paga?
 
fatbird20006 said:
o espanhol é incòmodamente parecido com o português
Advérbios acabados em -mente perdem os acentos. ;)

Estou a brincar. De certeza que vais achar isto útil. Quando escrevemos cada palavra, assinala logo as que estão erradas e oferece alternativas.
 
Lauren Hynde said:
Eis um site não só interessante mas muito útil. É um serviço gratuito disponibilizado no jornal O Público, e chama-se Dúvidas Linguísticas. Trata-se, essencialmente, de um consultório onde três linguistas da Priberam respondem a dúvidas sobre a língua portuguesa, de ambos os lados do Atlântico, colocadas por leitores. São dúvidas acerca de ortografia, fonética, prefixações e sufixações, flexões verbais, definições, etimologia, lexicografia, etc. Inclui um motor de busca que facilita muito quando andamos à procura de qualquer coisa específica que já tenha sido respondida. Em www.publico.clix.pt/linguistica.
Uma das dúvidas respondidas neste consultório diz respeito precisamente à formação de advérbios em -mente:

É possível formar correctamente um advérbio em -mente a partir de qualquer adjectivo, desde que sejam respeitadas as regras morfológicas e ortográficas do português. A regra morfológica mais importante para a formação dos advérbios em -mente é que a base para a adjunção do sufixo -mente é a forma do feminino do adjectivo, quando este tem uma forma para o masculino e outra para o feminino (ex. directo > directamente) e o adjectivo uniforme nos outros casos (ex. comercial > comercialmente, urgente > urgentemente); esta regra tem uma excepção quando se trata de adjectivos terminados em -ês, em que a forma de base deverá ser o masculino (ex. cortês > cortesmente), pois estas palavras já foram uniformes no português antigo. Este é um vestígio da origem do sufixo -mente na palavra latina feminina mens, mentis ("alma", "disposição", "mente") que se juntava a um adjectivo.

Relativamente às regras ortográficas, a mais importante é a eliminação de acentos nestes advérbios (ex. ágil > agilmente, ingénuo > ingenuamente, fútil > futilmente, português > portuguesmente; é de referir que o til não é um acento, mas sim um sinal diacrítico que indica a nasalidade de uma vogal, pelo que deverá manter-se: ex. órfão > orfãmente).​
 
Foram anunciados recentemente os vencedores dos BoB (Best of Blogs) awards, atribuídos todos os anos pela Deutsche Welle.

Na categoria de Melhor Weblog em Português atribuído pelo júri, o vencedor foi o blog brasileiro sobre o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida na cidade de São Paulo, Apocalipse Motorizado, assim descrito: cenas de uma cidade degradada; poluição, abandono, agressividade, medo, burrice, individualismo, morte, abuso e corrupção; articulações e reflexões para sobreviver na selva das máquinas de vidros escuros. Em www.apocalipsemotorizado.blogspot.com

Na categoria de Melhor Weblog em Português atribuído pelo público, o vencedor foi também brasileiro, Garotas Que Dizem Ni. :D | Em www.garotasquedizemni.com

Entre os nomeados para as categorias internacionais também havia candidatos de Portugal muito interessantes. O meu favorito é podComer, na categoria de melhor Podcast. Pegue nos auscultadores e corra para a cozinha, é o lema deste podcast português. Recomendável não só aos amantes da cozinha lusitana, mas a todos que tenham pouco tempo para perder com livros de receitas ou não tenham paciência para programas de culinária na televisão. Em: www.podcomer.com
 
Um site parecido com o das Dúvidas Linguísticas do Público, é este Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A adicionar aos favoritos, que estas coisas fazem sempre jeito num site como a Literotica. Em: http://ciberduvidas.sapo.pt
 
Não queria deixar de vos aconselhar o blog da Rititi como daqueles bem engraçados e bem escritos em lingua portuguesa.Depois,porque é muito fácil passarmos para outros,tudo numa sucessão de boas prosa: http://rititi.com
 
Last edited by a moderator:
Encontrei recentemente um site dedicado aos morfes, com receitas de todo o mundo mas com um toque português, e ainda artigos e cursos de culinária em Lisboa e Porto. Em: www.marinadas.net
 
Ops... só agora reparei que as páginas tinham de ser em português...
desculpem!
 
A nossa coordenadora de vela de competição vai ser a comentadora oficial da RTP, hoje telefonaram-me do clube a pedir para os miúdos irem andar de optimist porque queriam fazer uma reportagem... É sempre assim, tudo em cima do joelho, mas lá vamos andando.
 
É o costume.

(Não tem nada a ver com este thread, mas já agora deixa-me chamar-te a atenção para um conto que escrevi - em inglês, parte de um conto em cadeia - sobre vela: The Literotica Olympics Day 24. Mas ficas já a saber que nunca tive a oportunidade de fazer vela, por isso...)
 
Espero que a moderadora aceite...já que na minha opinião não se trata de um site interessante...

Mas ao fazer uma pesquisa sobre as sete maravilhas dei com um dos sites mais PIROSOS que alguma vez vi!!!
 
Muito interessante!

Permite ouvir música em tempo real, pode instalar-se uma pequena aplicação e funcionar independentemente dos outros programas todos.

Mas o mais interessante e que na minha opinião marca a diferença em relação à concorrência é a capacidade para aprender os nossos gostos musicais!!!

E este tem versão em português...
 
Back
Top